Pesquisar neste blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Fui promovido a escritor de quinta, quinta colocação em minha rua, mas também escrevo às quartas, terças etc.

Tradução/Translation

sábado, 9 de janeiro de 2010

Tudo que você NÃO precisa saber sobre blogs e twitter



Este blog vai de vento em popa: deve aproximar-se de mil visitas, em apenas três meses. Está certo que, dessas mil, entre metade e dois terços (!!!) serão do próprio blogueiro. Entretanto, se eu não valorizar o meu produto, quem o fará?

Eu pensava em criar algo do gênero há mais tempo, mas tinha uma certa birra do nome BLOG, que eu achava assim meio nojentinho, embora menos que Orkut. Quando ouço Orkut, logo me lembro de “iorgute”. Aí me taia o estômago e o ouvido, embora de iogurte mesmo eu goste muito.

O grande problema dos blogs em geral é que viciam. Assim como quase todas as coisas boas. E há uma infinidade de possibilidades de compartilhar textos, informações, vídeos, notícias, conhecimentos, dicas culturais etc. – principalmente o etc.

Além disso, o grande diferencial do blog é o fato de ser interativo: existe a possibilidade de o público comentar o que viu, leu ou ouviu.

E qual é a diferença entre blog e twitter? O twitter é um mini ou microblog, em que você só pode postar o máximo de 140 caracteres de cada vez. Então, se não se interessa absolutamente nada pela pessoa que tem blog e twitter e o(a) pelassaco insiste em que você lhe seja seguidor, opte pelo twitter: sai muito mais “barato”.

No entanto, prepare-se: tem muita gente que só bosta, digo, só posta informações inutilíssimas, do tipo: “chegando em casa”; dois minutos depois: “entrando no banheiro”; dois minutos depois: “dando descarga”. E, se bobear, nem lava a mão...

Isso porque infelizmente tem tarado por aí que não larga o computador pra nada. Agora com esse tal de netbook, então, é que a coisa ficou complicada. O cara fica on line o dia inteiro, não dá uma palavra com ninguém dentro de casa e fica escrevendo nulidades no twitter para que seus seguidores, ainda mais malandros que ele, possam “apreciar”.

Esse negócio de seguidores, por sinal, virou uma febre. Não demora muito e Luciano Huck, por exemplo, vai atingir um número de babaovos igual à população de Belo Horizonte. No início de 2010, já tinha mais de 1,6 milhão, supermultidão virtual que fica recebendo, muitas vezes por dia, notícias do tipo:

Sala de embarque da TAM, parece o deserto da (sic) Saara. Uns 40 graus. Ar condiconado (sic), nem pensar!!! O Galeão precisa demolir (sic) e fazer de novo!!!

(twitter.com/huckluciano – 3:32 PM Jan 4th from UberTwitter)

Cada micromensagem postada chama-se tweet. Esse tweet reproduzido acima é de um camarada inteligente, simpático, talentoso, muito bem-sucedido e que tem algo a dizer. Imagine quem não tem. Portanto, se você está pensando em se alistar no microblog de Vanderlei Luxemburgo – deslize que alguns amigos meus já cometeram –, não espere muita coisa. Aliás, eu nem precisaria escrever isso: atleticano já tem uma expectativa bastante limitada...

É isso aí: se você não entendia nada de blog e twitter e não tem paciência para essas “modernosidades”, provavelmente tenha achado este texto desinteressante. Se já entendia pra caramba, pior ainda, pois aqui somente escrevi o beabá, o basicão.

Constato, ao fim e ao cabo, que Luciano Huck e Luxa vão continuar com uma multidão de seguidores. Afinal, hoje todos querem ficar sabendo de um tantão de notícias inúteis, fúteis, rasteiras, bigbrothescas, ao estilo fast-food (ou fast-word?). Mas a besteira tem que ser escrita bem rapidinho – o idioma que se exploda e por alguém famoso, se não não rola. É por essas e outras que minha carreira de internético não decola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário