Pesquisar neste blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Fui promovido a escritor de quinta, quinta colocação em minha rua, mas também escrevo às quartas, terças etc.

Tradução/Translation

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Recordações e contradições da estação

Sou um caipira inveterado, com saudades dos carros de boi, das laranjas “com aço e sem aço” oferecidas por João, do leite tirado na hora, da noite sertaneja que acaba às oito e pouco. Mantenho o medo da serpente que nunca me picou e um pouco também o do escuro absoluto, pós-lamparina, no qual só o sol dava jeito.

Sou, contraditoriamente, também um urbanóide enxertado nesta cidade que deveria ter parado de receber gente antes de eu chegar. Às vezes, parece-me ser a vida quase impossível sem um controle controle remoto, sem um ponto com, sem um shopping, sem um caixa eletrônico, sem mandar um beijo ou um abraço por e-mail.

Sou, ainda, um estranho, mesmo para mim. Isso desde tenra idade ou, pelo menos, desde a época em que Marisa me intitulou solitário, ainda não adolescido. Pouco depois, um colega caipira – também infante – me supôs de outro planeta com a ímpar exclamação “au dennn dêlll!”. Como a gente hoje se espanta com seu dialeto, inquietava-se o menino com meu aparelho ortodôntico, então uma raridade, sobretudo nas paragens da área rural de Pitangui.

Recorro a um poeta de oitenta primaveras, Ferreira Gullar, se interessar a alguém uma digressão sobre minha esquisitice:

“Uma parte de mim é todo mundo,
Outra parte é ninguém, fundo sem fundo.
Uma parte de mim é multidão,
Outra parte, estranheza e solidão.
Uma parte de mim pesa, pondera,
Outra parte delira.
Uma parte de mim almoça e janta,
Outra parte se espanta.
Uma parte de mim é permanente,
Outra parte, se sabe, de repente.
Uma parte de mim é só vertigem
Outra parte, linguagem...”.

Last but not least, sou um seguidor daquele que veio trazer-nos um Reino do outro mundo. Ultimamente, no entanto, estou me flagrando tão apegado a este, cultivando ideias que nunca tivera - como, por exemplo, tornar-me mais rico - e paixões antes adormecidas.

Neste setembro, o mês mais bonito, antes de fundir de vez o metropolitano ao camponês e uma parte à outra desta minha dicotomia, preciso fazer as pazes comigo. Mesmo não podendo ser, aqui, significativamente melhor, há um lugar muito superior a este. Já embarquei, sem malas e com muitas turbulências, numa aeronave que nunca desce e deve, minimamente, me isolar do deixado pra trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário