Pesquisar neste blog

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Fui promovido a escritor de quinta, quinta colocação em minha rua, mas também escrevo às quartas, terças etc.

Tradução/Translation

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O retrato

O retrato eu vi num perfil do Facebook. Aqui é retrato escrito (não confundir com retrato falado), que se mostrará – ou não, como diria Caetano – na cabeça de cada um.

Para os curiosos, adianto: tem o fundo escuro, azul petróleo. O rosto, delicado, terno e um pouco distante, é setenta por cento iluminado; e os cabelos, cem por cento rebeldes e fartos. É desse tipo, aliás, que sinto falta: rebeldes e fartos. Ao contrário dos meus, comportados e faltos.

O retrato olha para mim como se tivesse vida ele própria. A mão segura um pedaço de colar e o queixo, como se ele – o do retrato – pudesse cair.

O retrato tem um lado obscuro, mas quem é que não tem? O retrato pode até conter cento e setenta por cento de mistério, mas quem disse ser a arte uma ciência exata?

O retrato, por outro lado, pode desvendar muito. Sabe-se lá qual é a leitura que se faz de uma imagem ou de um texto?

Os olhos são brasileiramente castanhos; e a pulseira, bem colorida, do tamanho da beleza do retrato. E faz muitas curvas, como o cabelo. O restante eu não revelo, pois, entre outras coisas, estamos na era da fotografia digital.

Quem tiver a ventura de ver o retrato verá também: ele merece muito mais que estas mal-flashadas linhas. Fazer o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário